5 Dicas essenciais para o Marketing Político

O Marketing Político vem se consolidando cada vez mais como peça fundamental no processo eleitoral. Estes são as técnicas e conceitos mais modernos e eficazes, que nós do Gestor Político produzimos para você.

 

1 – INVISTA EM ANÚNCIOS

Anúncios no facebook atualmente é umas das melhores maneiras de alcançar o seu público alvo, para isso você precisa entender um pouco sobre as regras para utilizar o patrocinado do facebook.

Segundo as Políticas de Publicidade do Facebook, os anúncios não podem conter conteúdos que explorem questões políticas para fins comerciais. Ou seja, pedidos de votos, difamar outro partido e etc.

É muito importante que você saiba que na Internet em geral é vedado qualquer tipo de link patrocinado/anúncio pago durante a campanha eleitoral, então, segundo às leis brasileiras você não pode fazer anúncios nas redes sociais durante a campanha, pois pode ser caracterizado como abuso de poder econômico.

Antes do período da campanha eleitoral, que inicia dia 16 de agosto de 2016, você pode impulsionar a sua página para aumentar o número de curtidas, desde que siga as políticas de publicidade do Facebook.

Então, a campanha eleitoral ou o marketing político no Facebook geralmente é feito por adesão, ou seja, quem quer acompanhar as propostas do candidato segue ele e quem não quer, não será impactado por ela durante as campanhas eleitorais.

2 – Pense em formas diferentes de fazer política

Comícios são ocasiões em que o político tem a oportunidade de estar presente com o eleitorado. Principalmente nas periferias, assistir a um comício é um verdadeiro acontecimento que ganha grandes proporções, ainda mais na modalidade “showmício”, em que shows musicais são mesclados à apresentação do candidato com o intuito de não esgotar o público nos discursos.

O próprio movimento “Diretas Já”, que pedia a redemocratização do país nos anos 80, ganhou tamanha força graças à participação de artistas em showmícios. Hoje, proibidos pela Lei nº 11.300/2006, os showmícios deixaram de ser realizados, mas a gravação de jingles em campanhas por artistas é permitida, bem como a participação em comícios.

O publicitário, jornalista e marqueteiro político João Santana leva para os olhos do público – e por meio da mídia também – a política para fins de persuasão.

Pensar em novas formas de comunicação, sempre focado na sua audiência, é o caminho para o sucesso em uma campanha política em tempos de redes sociais. Ferramenta legítima, o marketing político “vende”, da melhor forma, um candidato por meio de estratégias de comunicação e faz parte das campanhas de políticos de todo o mundo.

3 – Dica de Ouro: Mobilizar Pessoas

A campanha de Obama mobilizou as pessoas em torno de uma causa e, então, fortaleceu uma rede de apoiadores. Obama ressaltou o poder do voluntariado e mostrou como mover as pessoas em torno de algo em que elas acreditam. Em sua campanha de marketing político digital mobilizou acessores para que eles gerem conteúdo espontâneo na internet assim como posts, comentários, vídeos, discussões e twitts. Obama não buscou convencer eleitores, ele criou fãs voluntários. Um exército de ativistas felizes em promover mudança.

4 – Marketing Pessoal

Lembre-se que, como candidato, a qualquer hora do dia em público você estará fazendo seu marketing pessoal, por isso atirar lixo na rua, passar no sinal vermelho, não parar na faixa de pedestre, ou andar em alta velocidade, pode fazer você virar manchete no dia seguinte, já que estamos na era digital na qual todos podem criar uma “notícia” mesmo que seja apenas nas redes sociais.

5 – Alimente seus seguidores

Fale com seus seguidores com regularidade, eles precisam sentir firmeza no seu apoio à cidadania. Por isso você deve enviar boletins por e-mails regularmente, e mostrar comprometimento com eles nas redes sociais. Além disso, mantenha o seu público informado e educado sobre seu ativismo para melhorar a cidade. Quanto mais você nutrir seus seguidores e proporcionar-lhes a informação que eles querem, mais cedo eles vão vir a confiar em você e sua missão.

 

Seguindo esses passos, nos do Gestor Político temos certeza que suas chances de se eleger aumentarão e muito!!