7 Dicas de como reagir a uma crítica nas redes sociais

O que você faz quando recebe um comentário negativo no Facebook? Muitas lideranças já colocaram sua carreira na berlinda porque não souberam lidar com algo desfavorável.
Separamos aqui algumas dicas pra você aprender a lidar com esse tipo de situação no dia-a-dia do mandato.

1) Esteja Ciente A primeira coisa a se fazer é monitorar as menções à sua marca a todo o momento. Fique atento e observe tudo o que está sendo dito sobre a sua marca em todas as redes sociais onde a sua empresa está presente. Hoje em dia existem várias ferramentas que te auxiliam na hora de cuidar das suas redes socias.

2) Seja rápido O ideal é responder todos os comentários que você recebe em suas redes sociais com rapidez. Mas quando se trata de comentários negativos, a agilidade deve ser maior do que o normal. Responda mesmo que seja para dizer que vai se informar melhor sobre o ocorrido.

3) Reduza o Tom Mantenha o foco e procure não se exaltar. A cada comentário negativo, procure esfriar o teor da conversa, tratando a pessoa com educação e valorizando seu ponto de vista, mostrando-se disposto a resolver a situação.

4) Não Exclua ou Ignore Jamais delete um comentário, nem deixe nada sem resposta. Ao excluir ou ignorar um comentário negativo, você acaba passando a mensagem de que não se importa com a opinião e satisfação de seus clientes.

5) Informe-se Converse com sua equipe e demais envolvidos na questão o mais rápido possível. Não há nenhum mal em pedir também à pessoa que especifique como ocorreu o problema e por que ela está insatisfeita. O importante é não tentar varrer a sujeira para debaixo do tapete. Seja educado e tenha uma atitude positiva diante da situação.

6) Saiba reconhecer seus erros Se realmente for um erro da sua marca, peça desculpas e informe que medidas serão tomadas para evitar que o problema se repita, assim como as ações que serão feitas para reparar o eventual dano à pessoa. Deixe o orgulho de lado e utilize a experiência negativa para avaliar onde a sua marca está errando e identificar soluções para que o mesmo erro não seja cometido novamente.

7) Peça feedback Após ter resolvido o problema, peça que a pessoa escreva a respeito, contando o que achou da forma como o problema foi solucionado. Além de amenizar os danos do comentário negativo, esta pode ser uma ótima forma de conquistar novos clientes.